Seguinte, tava vendo uns videos no Tubo ultimamente e reparando que o nivel de tietagem da molecada anda alto. Adolescentes se matam com caps lock nos comentarios defendendo Zakk Wylde e afins como deuses supremos da guitarra.
Ok, os caras são bons mas não é pra tanto. Veja bem, os caras são chamados de deuses porque um bando de adolescentes inaptos socialmente fica todo o tempo vendo os videos deles no Tubo.
E os caras realmente fodas? Aqueles que não tinham youtube ou facebook pra divulgar seu trampo? É deles que pretendo falar hoje.
Você conhece o Mahogany Rush? Imaginei que não. Pois bem, esses caras fizeram algum sucesso nos anos 70 e tinham no vocal e guitarra ninguém menos que Frank Marino(quem?).
Basicamente o cara é mais um daqueles que queriam ser o Jimi Hendrix, só que com uma SG ao inves da Strato. Vindo de Montreal no Canada o camarada fazia(faz) monstruosidades com a guitarra na mão. Nunca atingiu o estrelato como contemporaneos dele mas a discografia do Mahogany Rush é altamente recomendada.
O cara é tão fodão que supostamente disse uma vez que se fosse estaduniense ao inves de canadense seria considerado como um dos melhores do mundo.
Delirios de grandeza a parte o cara fazia por onde. O som dele era cheio das psicodelias comuns dos anos 70 e totalmente Blues.
Você conhece o Wander Taffo? Certamente que sim né. Considerado como um dos maiores senão o maior dos guitarristas brasileiros das antigas. Porém tem um cara mais foda que ele, o Faiska.
Blueseiro até o osso, um dos mestres do feeling e do swing,
Além do que ele tocou no Joelho de Porco, umas das bandas mais legais da historia desse país.
O cara ta em plena atividade, fazendo um som meio Blues meio Jazz que é BOM PRA CARALHO!! E se você quiser pode tentar conseguir algumas aulas com ele no IG&T.
Reza a lenda que numa das visitas de Keith Richards ao Brasil ele se encontrou com o Faiska, e após uma jam teria dito ao brasileiro: "Então professor, quem sabe você poderia me dar algumas lições." Por aí da pra se ter uma ideia da fodelança do cara né?
Se tem um país que eu odeio é a França. A França fede, é suja e não tem Rock 'n Roll por lá. Mas sou obrigado a admitir que um dos maiores guitarristas de todos os tempos é de lá. Trata-se de Bireli Lagrene.
Pra começo de conversa o cara é cigano, antes dos 15 anos já tinha ganho festivais de música pela Europa e ja gozava de certo reconhecimento na cena musical de lá. Durante sua carreira já tocou de tudo, musica francesa, Blues, Rock, Fusion e musica francesa de novo, e tudo extremamente bem tocado e com um som extremamente polido e limpo.
Não conheço muito sobre o cara porque essas coisas de Jazz e Fusion nunca foram meu forte mas gostei muito do som do cara.
Deliciem-se com o som desse frances.
Uma das minhas bandas preferidas é o Poison, C.C. DeVille é um dos meus guitarristas preferidos e o Richie Kotzen dispensa qualquer comentario. Mas ali no meio tem um cara que na minha opinião toca tanto, ou até mais que o proprio Richie Kotzen: Blues Saraceno.
O cara entrou na banda meio que pra tampar o buraco depois da demissão do Kotzen. Teve que terminar a turne do Native Tongue e o Crack a Smile demorou muito tempo pra ser lançado. Ou seja, foi o periodo negro do Poison. E pra ferrar mais com o Blues Saraceno Crack a Smile foi interrompido na gravação por um acidente grave com o Bret Michaels, além de toda aquela porcaria de onda grunge.
Mas músicalmente o cara é perfeito. Sua guitarra xadrez é uma de suas marcas registradas. Acabou nunca fazendo a turne do Crack a Smile, já que quando esse disco foi lançado o C.C. já tinha voltado pra banda. Mas ainda assim o cara é foda. Tem uma pegada forte, é extremamente tecnico e tem um conhecimento de estudio imenso, já que é musico de estudio desde a adolescencia e produtor.
Então é isso. não vou me alongar muito no assunto porque além de não ter saco pra isso tenho de tocar um pouco antes de dormir.
Se você conhece algum outro guitarrista alegremente ignorado pela rapaziada de hoje em dia divulgue o trampo do cara porque ninguém mais aguenta ver Slash e Zakk Wylde sendo venerados como deuses :p
Hasta luego ^^